BLOG E ARTIGOS
MÊS DO ORGULHO LGBTQIAPN+
Há 52 anos nasceu um movimento de grande impacto “O Dia Internacional do Orgulho LGBTs”.
Após uma ação da polícia de Nova Iorque no bar Stonewall Inn, em 28 de junho de 1969, treze pessoas foram detidas, entre elas, funcionários e frequentadores do local. A ação tinha por objetivo expulsar clientes que mantinham relações com pessoas do mesmo sexo, e na época alguns comportamentos considerados inadequados eram andar de mãos dadas, dançar e/ou beijar.
Passo a passo para o autoconhecimento
Você quer se conhecer? Então preste atenção, qualquer técnica, ferramenta ou processo terapêutico para ser construtivo e eficiente, precisa necessariamente estar em consonância com seus valores pessoais, isto é, sintonizado com aquilo você tem empatia para ressoar dentro de você. Caso contrário, haverá enormes resistências, sem quaisquer possibilidades de êxito.
Para quê serve o Autoconhecimento?
Todo indivíduo carrega um arsenal de vivências e experiências desde a sua concepção, um histórico de vida com memórias conscientes e conteúdos inconscientes de onde derivam os comportamentos, capacidades, crenças e até mesmo a própria identidade, isto é, quem é. Tudo aquilo que não está na consciência é abrigado pelo inconsciente, especialmente conteúdos que foram reprimidos ou recalcados por algum julgamento de não estarem compatíveis aos padrões aceitáveis pelo indivíduo e, que mesmo apartados da consciência, muitas vezes, produzem comportamentos indesejados, dos quais criam sentimentos e resultados negativos tanto para o sujeito, como em seu ambiente. Isto quer dizer que conteúdos adormecidos no inconsciente, “acordam” com experiências, memórias e gatilhos, produzindo manifestações e reações, às vezes, desastrosas e desagradáveis. Quem já não passou por isso? Que se envergonhou por algo realizado e até mesmo se surpreendeu pela capacidade de fazer algo tão inesperado e inconveniente. Mas o que fazer?
A guerra e os bebês
Os efeitos de uma guerra são devastadores, vidas são perdidas cruelmente, dizimando combatentes, civis e, assim, desestruturando famílias, povos, países. Infelizmente, depois de tantos registros comoventes e inacreditáveis de guerras anteriores, estamos vivendo mais um exemplo de desumanização, em pleno século 21, com a guerra na Ucrânia.
Os dinamismos da consciência matriarcal, patriarcal e de alteridade
Tanto o dinamismo matriarcal quanto o patriarcal são estruturantes para o desenvolvimento psíquico, portanto, um não é superior ao outro. A transição entre eles pode acontecer ao longo da vida de um indivíduo, ou até mesmo, de uma sociedade, não concebendo esta alternância, como regressão ou elevação de consciência.
O simbólico na expansão da consciência
O conceito de psique na psicologia analítica abrange todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto conscientes como inconscientes. É a personalidade do sujeito que se apresenta através de sua psique.
O poder do feminino na organização psíquica do homem e seus impactos nos relacionamentos afetivos
Culpamos a cultura por sustentar e estimular, desde as sociedades industriais, uma dinâmica patriarcal, onde o princípio do feminino, restrito à obediência e sacrifício, é submetido ao poder do homem, autoridade das tarefas e responsabilidades vinculadas aos valores de defesa, trabalho e sustento financeiro.
A sombra
Experiências e lembranças de um indivíduo que carregam incômodos intensos, desconfortos emocionais e memórias desagradáveis, são armazenadas ao inconsciente pessoal. Tal mecanismo acontece de modo autônomo, sem ou relativa participação da consciência, como forma de proteção ao indivíduo à dor vivenciada ou fantasiada.
Embora seja um sistema de proteção, tal experiência dolorosa jamais será perdida. Independentemente da capacidade do indivíduo na recuperação da lembrança, os sentimentos que foram repelidos ao inconsciente, poderão se manifestar como sonhos ou, muitas vezes, em reações e comportamentos indesejados.