BLOG E ARTIGOS

Sem Título-2

MÊS DO ORGULHO LGBTQIAPN+

Há 52 anos nasceu um movimento de grande impacto “O Dia Internacional do Orgulho LGBTs”.
Após uma ação da polícia de Nova Iorque no bar Stonewall Inn, em 28 de junho de 1969, treze pessoas foram detidas, entre elas, funcionários e frequentadores do local. A ação tinha por objetivo expulsar clientes que mantinham relações com pessoas do mesmo sexo, e na época alguns comportamentos considerados inadequados eram andar de mãos dadas, dançar e/ou beijar.

olhando-para-espelho_fr

Passo a passo para o autoconhecimento

Você quer se conhecer? Então preste atenção, qualquer técnica, ferramenta ou processo terapêutico para ser construtivo e eficiente, precisa necessariamente estar em consonância com seus valores pessoais, isto é, sintonizado com aquilo você tem empatia para ressoar dentro de você. Caso contrário, haverá enormes resistências, sem quaisquer possibilidades de êxito.

pexels-jill-wellington-39853

Para quê serve o Autoconhecimento?

Todo indivíduo carrega um arsenal de vivências e experiências desde a sua concepção, um histórico de vida com memórias conscientes e conteúdos inconscientes de onde derivam os comportamentos, capacidades, crenças e até mesmo a própria identidade, isto é, quem é. Tudo aquilo que não está na consciência é abrigado pelo inconsciente, especialmente conteúdos que foram reprimidos ou recalcados por algum julgamento de não estarem compatíveis aos padrões aceitáveis pelo indivíduo e, que mesmo apartados da consciência, muitas vezes, produzem comportamentos indesejados, dos quais criam sentimentos e resultados negativos tanto para o sujeito, como em seu ambiente. Isto quer dizer que conteúdos adormecidos no inconsciente, “acordam” com experiências, memórias e gatilhos, produzindo manifestações e reações, às vezes, desastrosas e desagradáveis. Quem já não passou por isso? Que se envergonhou por algo realizado e até mesmo se surpreendeu pela capacidade de fazer algo tão inesperado e inconveniente.  Mas o que fazer?

612913931cbd79a927adcb2193185d6c

A guerra e os bebês

Os efeitos de uma guerra são devastadores, vidas são perdidas cruelmente, dizimando combatentes, civis e, assim, desestruturando famílias, povos, países. Infelizmente, depois de tantos registros comoventes e inacreditáveis de guerras anteriores, estamos vivendo mais um exemplo de desumanização, em pleno século 21, com a guerra na Ucrânia.

o-nome-e-a-sombra

A sombra

Experiências e lembranças de um indivíduo que carregam incômodos intensos, desconfortos emocionais e memórias desagradáveis, são armazenadas ao inconsciente pessoal. Tal mecanismo acontece de modo autônomo, sem ou relativa participação da consciência, como forma de proteção ao indivíduo à dor vivenciada ou fantasiada.
Embora seja um sistema de proteção, tal experiência dolorosa jamais será perdida. Independentemente da capacidade do indivíduo na recuperação da lembrança, os sentimentos que foram repelidos ao inconsciente, poderão se manifestar como sonhos ou, muitas vezes, em reações e comportamentos indesejados.